Manto da imagem de Nossa Senhora da Conceição é apresentado na Catedral Metropolitana de Santarém

Durante a celebração também foi apresentada a Corda oficial do Círio 2021.

Por Pablo Vastei em 01/11/2021 às 07:53:56

A apresentação do manto da imagem oficial de Nossa Senhora da Conceição foi realizada durante celebração na noite de domingo (31) na Catedral Metropolitana de Santarém, o momento é um dos mais esperados pelos devotos da Padroeira de Santarém. Elaborado em conformidade com o tema do Círio 2021 “Maria, mãe de Jesus, esposa de José”, o manto foi confeccionado em zibeline de seda pura na cor azul sereno com acabamento em bordado barroco dourado.

Foto: Divulgação/Arquidiocese de Santarém

Ao centro, ostenta sobre o céu azul o Sagrado Coração de Jesus, o Imaculado Coração de Maria e o Castíssimo Coração de José. Trabalhados em veludo rubro, os divinos corações estão ornados com pedras semi-preciosas como quartzo de citrino, turmalina rosa e zircônia vermelha, simbolizando a realeza e a dignidade que resplandece nas virtudes cristãs.

Foto: Divulgação/Arquidiocese de Santarém

Do Sacratíssimo Coração de Jesus espargem-se raios de cristais tchecos que permeiam os Corações de Nossa Senhora e de São José, ressaltando a esponsal união da família de Nazaré, onde o próprio Deus quis nascer para salvar a humanidade.

Os arabescos dourados que contornam o manto surgem a partir do centro, em um enlace de Rosas Marianas e dos Lírios de São José que se estende por toda a orla do manto, assim como as graças de Deus que chegam aos fiéis devotos que o tocam nessa parte.

Para compor o conjunto, as mangas, que simbolizam o serviço e a humildade da Virgem Maria, foram confeccionadas em laise de algodão puro com acabamento de punho francês e arrematadas com abotoaduras de pérola e brilhantes.

Foto: Divulgação/Arquidiocese de Santarém

O véu, confeccionado em duas rendas distintas, tule de algodão e tule francês, traz bordado ao centro o brasão da Arquidiocese de Santarém afirmando, portanto, o reinado de Nossa Senhora sobre a cidade a ela consagrada.

Nas pontas do manto, os arabescos dourados emolduram o monograma mariano bordado em fio-de-ouro, cujo é sustentado pelas rosas e o lírio que destacam a pedra de ametista, usada na antiguidade pela Igreja como símbolo da castidade pelo clero e da fidelidade a Jesus Cristo pelos reis e rainhas, pois a sua cor simboliza o poder divino.

Foto: Divulgação/Arquidiocese de Santarém

Sob a luz dos corações divinos, encham-se os nossos e de nossas famílias do amor por Deus Nosso Senhor, pela Virgem Santíssima e pelo Glorioso Patriarca São José.

Doadora do Manto

A Diretoria da Festa, levando em consideração o importante trabalho de combate à pandemia de Covid-19, aprovou a proposta de doação do manto da imagem oficial do Círio de 2021 por uma enfermeira. Maria Madalena Pereira Coelho foi escolhida para doar o manto desse ano.

A doadora revela que esta ação é fruto de uma promessa feita a Nossa Senhora da Conceição, que intercedeu junto a seu filho Jesus para curá-la de um câncer de mama. Ela também agradece à Padroeira de todos os santarenos por lhe guiar durante a pandemia em seu trabalho, que foi o de cuidar, como enfermeira, de muitos pacientes que necessitavam não somente dos remédios do corpo, mas também da cura de suas almas.

A corda

Durante a celebração deste domingo (31), também foi apresentada um dos símbolos que mais representam a fé, o esforço, a doação e o compromisso; a corda do Círio. Confeccionada na Bahia, a corda feita em sisal tem 200 metros. O doador este ano foi o Paulo Oliveira e Ruth Chaini Oliveira, o transporte até Santarém foi uma doação da família Ramanheiro. Apesar deste ano não ser no formato tradicional de procissão, a corda será conduzida em carro aberto durante o Círio.

Foto: Divulgação/Arquidiocese de Santarém

Há registros do uso da corda desde 1919, quando sua função era puxar a Berlinda pelas ruas de Santarém que, naquele tempo, não possuíam nenhum tipo de calçamento. Contudo, no ano de 1926, foi suprimido o uso da “corda” e da “berlinda”, devendo o povo conduzir a imagem de Nossa Senhora da Conceição em um andor, carregado sobre os ombros.

Formato do Círio 2021

Este ano, pela segunda vez consecutiva por conta da pandemia da Covid-19, não haverá a tradicional procissão que reunia todos os anos cerca de 200 mil pessoas. A imagem oficial do Círio será conduzida pelas ruas em carro oficial da diretoria da festa.

Este ano, o tema da festa da Padroeira é “Maria, mãe de Jesus, esposa de José”. Nesse sentido, a Diretoria da Festa escolheu a Igreja de São José Operário, que fica no bairro de São José Operário, na grande área da Prainha, para a saída da condução da imagem. Toda a programação oficial do Círio será transmitida pelo Sistema Arquidiocesano de Comunicação e pelas redes sociais oficiais da Festa. O trajeto oficial do Círio, bem como das demais romarias e procissões, será divulgado nas proximidades dos eventos.

As procissões e romarias, que antecedem o Círio, ocorrerão no mesmo modelo de condução da imagem. A Caminhada de Fé com Maria, de Mojui dos Campos a Santarém, também será em formato de carreta.

PLAY
PLAY 2

Comentários

DOE SANGUE